Dicas de Microfones...

MICROFONES

O assunto sobre microfones e um dos mais importantes no mundo do audio.
Devemos sempre lembrar que uma boa qualidade de som começa pela boa captaçao dos sinais a serem amplificados, sem uma boa captaçao é impossivel obter um bom resultado.
A seguir vocês conhecerão algumas dicas sobre microfones:
Aplicaçao
Modelos de microfones e sua utilidade
Microfonação de instrumentos

MICROFONES RECOMENDADO PARA SEREM USADOS NOS INSTRUMENTOS ABAIXO:
BUMBO:  RE- 20 / D112
CAIXA:  SM57 BETA
HIT-HAT: SM81
TOM HIGH: MD 421/SM 57/AKG509
TOM MID: MD 421/SM 57/AKG509
TOM LOW: MD 421/SM57/AKG509
FLOOR: MD421/SM58/SM98
OVER: SM81
CONGAS: AKG509/SM57 BETA
GUITARRA: SM58
SAX: MD421/SM58
TRUMPETE: MD421/SM58
TROMBONE: RE20/SM58
PANDEIRO: SM57
SURDO: SM98/SM58/D112
TONS: MD421/SM57
VOZES: SM87/SM58
Microfones - características
O microfone é, sem dúvida, uma das peças essenciais de um estúdio ou de um sistema de sonorização. Escolher um microfone não é uma tarefa fácil, pois além das características técnicas, há uma enorme variedade de fabricantes e modelos, com preços diferentes. Este texto tem por objetivo dar informações elementares.

No que se refere à transdução do sinal sonoro acústico para sinal elétrico, os microfones podem ser classificados, basicamente, em dois tipos: dinâmico e capacitivo.

O microfone dinâmico consiste de um diafragma fino acoplado a uma bobina móvel dentro de um campo magnético. Quando o som atinge o diafragma, este move-se para dentro e para fora, e este movimento da bobina dentro de um campo magnético produz uma variação de corrente na bobina (e conseqüentemente uma variação de tensão em seus terminais) análoga à variação da pressão atuando no diafragma.
Os microfones dinâmicos em geral possuem pouca sensibilidade, mas são fáceis de usar, pois não requerem alimentação elétrica, e por isso são preferidos para uso ao vivo.

São exemplos de microfones dinâmicos: Shure SM57 , Shure SM58 , AKG D880 , AKG D3700 , Samson Q2 , etc.

O microfone capacitivo, também conhecido como microfone "condenser", usa o princípio de um capacitor variável, consistindo de um diafragma montado bem próximo a uma placa fixa. Uma carga elétrica polarizada fixa é mantida entre a placa e o diafragma e, conforme este se move com a pressão sonora, a voltagem entre a placa e o diafragma varia analogamente. Atualmente, a carga polarizada usada na maioria dos microfones condenser é implementada com um "eletreto" pré-polarizado, uma camada carregada permanentemente na placa ou na parte posterior do próprio diafragma. A polarização por meios externos normalmente é usada somente nos microfones de estúdio de mais alta qualidade.
Os microfones capacitivos possuem alta sensibilidade e menor saturação do sinal. Sua utilização, entretanto, requer alimentação elétrica, através de bateria interna ou "phantom power".

São exemplos de microfones dinâmicos: Shure 16AM , AKG C1000S , AKG C3000B , Samson Q1 , etc. Quanto à forma de captação, os microfones podem ser omnidirecionais, ou direcionais.

Os microfones omnidirecionais podem captar o som vindo de todas as direções. A maioria dos microfones "de lapela", usados por locutores, são omnidirecionais.

Os microfones direcionais do tipo "cardióide" podem captar com mais intensidade o som vindo pela frente, e com menos intensidade o som vindo dos lados, rejeitando o som vindo por trás. Assim, seu diagrama de captação se assemelha a um coração, e por isso o nome "cardióide". Eles são muito usados em aplicações ao vivo, onde se deseja captar a voz do cantor mas não o som do monitor que está à sua frente, por exemplo.
Os microfones direcionais do tipo "hiper-cardióide" podem captar com muita intensidade o som vindo pela frente, e com muito menos intensidade o som vindo dos lados, mas podem captar um pouco o som vindo por trás. Eles são mais usados em aplicações ao vivo, onde os monitores estão nas laterais à frente do cantor, por exemplo.

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